terça-feira, 20 de outubro de 2009

Médicos debatem tratamento das doenças cardiovasculares em Santarém

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santarém está a promover as XV Jornadas de Cardiologia de Santarém, multidisciplinares, com a participação de médicos, técnicos, enfermeiros e doentes, nos próximos dias 30 e 31 de Outubro, no Marriott Golf & Beach Resort Hotel, na Praia D´El Rei.


De acordo com o Dr. Vítor Martins, cardiologista e responsável pela Unidade de Pacing e Arritmologia do Hospital de Santarém “estas jornadas têm como objectivo principal a partilha de conhecimentos entre os profissionais de saúde, de forma a obter melhores resultados na prevenção e tratamento dos doentes com problemas de coração e assim a salvar vidas”.

O médico acrescenta ainda que “o Hospital de Santarém assinala agora os dez anos desde que colocou o primeiro pacemaker e, até ao momento, já foram tratados 2300 pacientes. Nas Jornadas contaremos com a presença do primeiro doente tratado que dará o seu testemunho.”

Entre os temas a ser debatidos destaque para a relação entre o desporto e os problemas de coração, a doença cardíaca no idoso e a síndroma metabólico e diabetes. Os enfermeiros que participem nas jornadas terão igualmente acesso a um workshop gratuito sobre suporte avançado de vida, de forma a aprender como salvar vidas em caso de paragem cardíaca. Os técnicos de cardiopneumologia discutirão inovações em pacing cardíaco em que se salienta a possibilidade de ressonância magnética em portadores de pacemakers.

Sem comentários: