terça-feira, 21 de julho de 2009

Foi o Avastin? (doc)

Permanece um mistério o que provocou a cegueira a seis pacientes operados, no mesmo dia, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, avançou o site da SIC . Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas seis pacientes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ficaram cegos, no mesmo dia, depois de terem sido operados no serviço de Oftalmologia, noticiou a SIC no site da estação.
A administração do hospital já abriu um processo de inquérito com o objectivo de perceber o que levou à cegueira destes seis doentes que sofriam de degenerescência macular da idade, um excesso de vasos sanguíneos nos olhos. Numa nota de imprensa assinada pelo director clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Correia da Cunha confirma o tratamento de 12 doentes com degeneração macular associada à idade na sexta-feira, 17, recorrendo a medicamentos anti-angiogénicos (bevacizumab e ranibizumab). "A seis dos doentes com a patologia referida - prossegue a nota - foi administrado bevacizumab, tendo estes desenvolvido um quadro de endoftalmite que obrigou ao seu internamento. O medicamento em causa foi injectado numa vista em cinco doentes, mas na última paciente foi administrado nos dois olhos. A endoftalmite é uma infecção rara dos tecidos intra-oculares que pode ser contraída após procedimento cirúrgico sendo causada por microorganismos, como bactérias e fungos e que em alguns casos pode levar à perda da visão. Na nota à imprensa pode ainda ler-se que, "o Centro Hospitalar Lisboa Norte desencadeou de imediato o processo de notificação do evento ao Sistema Nacional de Fármacovigilância, junto da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed)". Para já, quer os médicos, quer os doentes, muito revoltados com o sucedido, não sabem se algumas vez voltarão a ver.
in Expresso.pt
Algo correu muito mal na minha opinião, porque uma coincidência destas é demasiado grande. Quanto às vítimas deste "desastre" clínico, aconselho-as já a mover uma acção conjunta contra o Estado português e que peçam a indemnização choruda a que têm (mais que) direito.

Sem comentários: