sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Convento de Santa Marta (Igreja do )

O mosteiro das Religiosas Franciscanas Clarissas da segunda regra de invocação de Santa Marta foi fundado em 1612, no local onde existiu um antigo recolhimento destinado a donzelas pobres datado de 1583. O edifício foi adaptado às novas funções conventuais sobressaindo do seu conjunto o claustro, a Casa do Capítulo e a Igreja, verdadeiros museus de azulejaria do século XVII e XVIII.A igreja cuja entrada e acesso se faz por uma porta lateral como é habitual nos conventos de freiras, apresenta uma fachada sóbria. No seu interior, estão definidos dois andares, o inferior que corresponde às capelas laterais da nave e o superior às janelas iluminantes do espaço e a um corredor que comunica com o palácio dos Condes de Redondo, onde viveu a rainha D. Catarina de Bragança viúva de D. Carlos II de Inglaterra.
O Claustro maneirista com seis arcos de volta perfeita são idênticos aos da fachada da igreja. Os azulejos do andar térreo formam lambris com imagens de cestos com frutos e flores cercados de volutas. As composições do terraço, de barroco tardio, apresentam anjos e urnas ornamentais.
A colecção mais notável encontra-se na Sala do Capítulo com entrada pelo claustro, sala cuja abóbada foi pintada e as paredes estão revestidas de azulejos. Actualmente celebra-se missa aos sábados e domingos.

Sem comentários: